terça-feira, 17 de janeiro de 2012

OS MELHORES ALIMENTOS PARA QUEM TREINA


AVEIA
É uma ótima fonte de carboidratos, excelente para ganho de massa muscular e para quando se deseja reduzir a gordura corporal. Tem uma grande fonte de fibras, vitamina E, zinco, ferro, magnésio e manganês.

BATATA DOCE
É usada pela maioria dos praticantes avançados de musculação. Além de ser rica em fibras, ela contém carboidratos de baixo índice glicêmico que são digeridos lentamente pelo organismo, não causando consideráveis picos de insulina.

CARNE VERMELHA
O termo "carne vermelha" é baseado na concentração de mioglobina da carne. Esta é uma proteína que transporta oxigênio para os músculos, sendo responsável pela coloração vermelha da carne. 
Ao contrário do que muitos pensam, a carne vermelha é uma das melhores fontes proteicas para um praticante de musculação, tanto no período de ganho de massa magra, quanto no período em que se objetiva definição muscular. 
Ela é rica em zinco, mineral associado com a produção de hormônios anabólicos. Além de ser uma ótima fonte de proteínas com lenta absorção, a gordura saturada contida na carne vermelha é necessária para uma adequada produção de hormônio testosterona.  

LEGUMINOSAS
As leguminosas (feijão, lentilhas,soja, grão de bico) têm seu uso bem difundido no Brasil, especialmente no caso do feijão. Esses alimentos, além de saborosos e com custo relativamente baixo, são ricos em fibras e uma das melhores fontes de proteínas dentre os vegetais. Podem ser de grande valia, principalmente quando o indivíduo encontra-se no período de ganho de massa muscular.

PEITO DE FRANGO
O peito de frango apresenta baixo teor de gorduras e uma alta concentração proteica, sendo uma das melhores opções quando o objetivo é reduzir gordura corporal. 

AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM
Além de deixar sua salada mais saborosa, ele garante uma excelente ingestão de gorduras monoinsaturadas e antioxidantes. Possui atividade anti-inflamatória, efeitos anti-cancerígenos e cardio-protetores. 

BRÓCOLIS
Assim como grande parte do vegetais de coloração verde-escura, o brócolis apresenta grande concentração de vitaminas, sais minerais e fibras, com a grande vantagem de possuir poucas calorias.

FRUTAS FRESCAS
Geralmente frutas não possuem uma grande reputação entre os praticantes avançados de musculação devido a seu conteúdo de carboidratos(frutose). Mas com exceção das últimas semanas anteriores a uma competição(no caso de um atleta fisiculturista), três ou quatro porções de frutas deveriam ser incluídas diariamente na dieta. São ótimas fontes de fibras, vitaminas, minerais e substâncias bioativas, como bioflavonoides. Prefira sempre a ingestão da natural, do que por meio de sucos,visto que os sucos além de apresentar alta intensidade calórica, perdem grande parte dos nutrientes no preparo.

OVOS
Cada ovo inteiro contém cerca de seis gramas de proteínas de alto valor biológico. Os ovos possuem uma má reputação devido a gema ser rica em colesterol. Mas, a maior parte do teor de gordura dos ovos é do tipo insaturado. Estudos recentes demostram que é muito mais importante o controle da ingestão de gorduras saturadas do que de colesterol alimentar para o controle dos níveis de colesterol sanguíneo. Para controlar a ingestão calórica, uma opção seria desprezar algumas gemas, ingerindo apenas as claras.

QUEIJO COTTAGE E IOGURTE DE FRUTAS SEM GORDURA
Esse queijo apresenta uma ótima concentração de proteínas e cálcio, além de ser pobre em gorduras. É uma ótima opção para acompanhar o pão integral em um dos lanches do dia. Já o iogurte, assim como o queijo, possui insignificantes concentrações de lactose.

Obs: O nutricionista é o profissional adequado para organizar uma dieta de acordo com suas necessidades. 

Bom treino!
Equipe Treinar no Limite.

Um comentário:

  1. Perfeito,vou ate adicionar esse blog no meu blog,na area "pareceiros desse blog".

    Blog completo sobre o tema...

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