quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

PROTEÍNAS E CARBOIDRATOS


PROTEÍNAS
A ingestão de proteína é de enorme importância para quem pratica atividades físicas. Ela é responsável pela construção, reparação e para manter o tecido muscular do corpo. Mas para que isso seja possível, todos os aminoácidos necessários precisam estar presentes, os chamados aminoácidos essenciais.  O corpo não pode usar a proteína para a produção dos músculos sem esses aminoácidos e contudo o próprio corpo não produz todos, produz apenas alguns.

A proteína é composta de carbono, hidrogênio e oxigênio, assim como os macronutrientes, e possui um elemento que os macronutrientes não possuem, o nitrogênio. Por isso, quando alguém fala em ter um balanço nitrogenado positivo ou negativo, ele está se referindo a estar em estado anabólico ou catabólico.

Alguns alimentos contém todos os aminoácidos necessários para produzir a proteína utilizada pelo corpo. Eles fornecem o que é chamado de proteína completa. Alguns desses alimentos são leite, ovos, carne, e vários vegetais como a soja.

CARBOIDRATOS
Os carboidratos são a principal fonte de energia do corpo. Todos eles são açucares, moléculas contendo carbono, hidrogênio e oxigênio sintetizado pelas plantas no processo da fotossíntese ou por animais pelo processo de síntese de glicogênio. Há vários tipos de carboidratos diferentes.
A seguir estão as categorias básicas dos carboidratos.

Monossacarídeos
Glicose (açúcar do sangue)
Frutose (açúcar das frutas)
Galactose (açúcar do leite)

Oligossacarídeos
Sucrose (açúcar encontrado, em plantas terrestres)
Lactose (açúcar do leite)
Maltose (açúcar do malte)

Polissacarídeos
Polissacarídeos das plantas (amido e celulose)
Polissacarídeos animais (glicogênio)

Uma vez ingeridos, os carboidratos são transformados em glicose, que circulam pela corrente sanguínea e fornecem energia para a contração muscular, e o glicogênio é armazenado nos músculos e no fígado para ser usado no futuro.

Bom treino!
Equipe Treinar no Limite.

Um comentário:

  1. Ai amigo, se nao for trabalho, seja seguidor do meu blog , pois eu ja estou seguindo o seu .
    http://riosul2012.blogspot.com/

    Valeu, ótima matéria!

    ResponderExcluir