segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

SAIBA QUAL SEU TIPO CORPORAL

Os seres humanos nascem com características diferentes, uns são mais altos outros mais baixos, mais claros e outros mais escuros, com ombros mais largos ou ombros mais estreitos, e por ai vai.
Um método de caracterizar os vários tipos corporais reconhece três tipos físicos fundamentais diferentes, chamados de somatotipos, que são o ectomorfo, mesomorfo e endomorfo.



ECTOMORFO
Caracterizado por um tronco curto, braços e pernas compridos, pés e mão compridos e estreitos e muito pouca reserva de gordura; estreiteza no peito e nos ombros, com músculos geralmente longos e finos.


 MESOMORFO
Caracterizado por ter o peito largo, tronco longo, estrutura muscular sólida e grande força.


ENDOMORFO
Caracterizado pela musculatura frágil, rosto redondo, pescoço curto, quadril largo e grande reserva de gordura.


Nenhuma pessoa é inteiramente um tipo físico, mas sim uma combinação do três tipos. Esse sistema de classificação reconhece um total de 88 subcategorias, chegando-se a elas pelo exame de nível de dominância de cada categoria básica em uma escala de 1 a 7. Por exemplo, alguém cujas características corporais forem classificadas como ectomórficas, mesomórficas e endomórficas seria um endomesomorfo, basicamente um tipo esportista bastante musculoso, mas que tende a carregar muita gordura.

Fonte: Enciclopédia de Fisiculturismo e Musculação Arnold Schwarzenegger

Bom treino!
Equipe Treinar no Limite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário