sexta-feira, 15 de junho de 2012

7 Motivos Para A Falta de Resultados


Milhões de pessoas no mundo vão todos os dias para a academia, mas poucas conseguem atingir os seus objetivos. Se você treina todo dia e ainda escuta seus amigos dizerem: “você parou de malhar?”. Esse artigo é pra você, afinal ele pode não estar tão errado como você imagina. Pense bem e seja sincero! Será que você não esta fazendo da academia um evento social? Quantas vezes você já pronunciou a frase “eu odeio ir na academia”? Ou quantas vezes deixou de ir para o ginásio por estar com preguiça, ou ocupado? Nesse artigo reunimos 7 razões para o seu treino não trazer os resultados que você busca e quem sabe te ajudar a resolver esse problema.

1- Não Ter Um Objetivo

Ir para o ginásio sem um objetivo claro é perda de tempo, é o mesmo que fazer cursinho e não se inscrever para o vestibular.

Como resolver:

Você treina com uma finalidade, emagrecer, definir, ganhar massa muscular, melhorar o condicionamento, plantar bananeira, etc. Alguma coisa tem que ter. E precisa ser bem específico. Suponhamos que você vai pra academia para emagrecer. Mas emagrecer quanto? Em quanto tempo? E depois de emagrecer, qual será o objetivo?

Como você pode ver, não é tão simples. Se só ir para o ginásio desse resultado, não existiria tantos frangos e gordinhos por ai. Para resumir vou colocar abaixo a frase que escutei de um amigo:

“Cara, quero ganhar mais 5 quilos até outubro e entre novembro e dezembro perder uns 2 ou 3 de gordura para chegar definido no verão.”

Esse é o exemplo perfeito!

2- Motivação

A motivação está ligada a dois elementos fundamentais:

- Possuir um objetivo especifico que tenha um grande significado pra você.

- Se sentir no controle e capaz de alcançar o seu objetivo.

Esses são os pilares e vou explicar por que. Se o objetivo não significa muito pra você, não tem o por que você se privar de certas coisas e nem sair da sua zona de conforto para alcança-lo. Agora se seu objetivo significa muito pra você, porém você se sente incapaz de alcança-lo, dificilmente vai encontrar forças para lutar por ele.

Como resolver:

Faça um balanço da situação, pondere tudo e veja o por que emagrecer ou ganhar massa muscular é importante pra você. Responda pra você mesmo: Você quer isso por você, ou para os outros? O que vai mudar na sua vida depois que você alcançar o que quer? Depois de responder essas perguntas faça uma reflexão. Você vai ver o seu objetivo mais claramente em sua mente e estará pronto para voltar a luta. Agora se mesmo assim você sente preguiça e não tem animo pra encarar um treinamento sério e uma alimentação regrada, o melhor que tem a fazer é procurar a ajuda de um personal e de um nutricionista.


3- A Zona de Conforto

Vamos combinar que ninguém consegue um corpo perfeito sem sentir muita, mas muita dor. Lembra do “No Pain, No Gain”? Levantar peso até seu músculo falhar, fazer exercícios aeróbios até dar cãibras, fazer dieta no domingo enquanto todo mundo come lasanha com torta alemã de sobremesa. Se você não estiver muito motivado pra sair fora da zona de conforto, as chances de você não obter sucesso são grandes.

Como resolver:

A zona de conforto é apenas um estado de espírito. Aprenda a reconhecer que o desconforto é um obstáculo mental para o seu objetivo. Seu objetivo tem que ser mais forte do que o seu desconforto. Se for assim, ele só te atrapalhará no começo. Depois de vencida uma vez, a zona de conforto não te incomodará mais.

4- Você Acha que seu Treino não é Bom o Suficiente

Aqui chegamos em um ponto importante. Geralmente quando estamos treinando forte e não vemos resultados colocamos a culpa no treino. E vou dizer a verdade pra vocês, em 50% dos casos a culpa é mesmo do treino. Dependendo do seu biótipo, a intensidade pode estar errada. Se você é magro e quer ganhar massa muscular, treinar demais pode fazer você emagrecer(biótipo ectomorfo – metabolismo acelerado). Agora se você é gordinho/a e vai pra academia 3 vezes por semana, seu treino deve estar sem intensidade, você precisa treinar mais para acelerar o metabolismo (endomorfo – metabolismo lento).

Como resolver:

Não tente fazer tudo sozinho. Procure ajuda profissional (se você não entende muito do assunto). Se seu instrutor é fraco, procure outra academia ou contrate um personal. Não seja leigo, estude, pesquise, leia muito sobre fisiologia do exercício, princípios de treinamento. Se especialize no tipo de treino que você precisa para chegar aos seus objetivos. Assim, você vai conhecer melhor seu corpo e vai saber exatamente o que funciona e o que não funciona pra você. Entender melhor os exercícios e tipos de treinamento vai fazer com que você obtenha resultado mais rápido e vai te dar mais prazer na atividade que faz.


5- Falta de Um Exemplo

Muitos falham pelo simples fato de não saber o que querem ou como querem ficar. Nós somos muito visuais e isso pode ser bom, ou ruim, só depende de você. Você pode ir para academia, treinar até não agüentar mais, melhorar seu condicionamento e mesmo assim a sensação é que falta alguma coisa. Falta sim, um objetivo visual! Afinal como você quer ficar? Igual ao Rambo, a algum jogador de futebol, etc.

Como resolver:

Você precisa de um exemplo. Você precisa criar uma imagem muito forte em sua mente de como você quer ficar. Isso vai funcionar como um estimulo e inconscientemente você vai começar a buscar aquele visual como se fosse seu. Procure na internet, em revistas, filmes, etc. O importante é achar o que você quer. Depois que encontrar visualize-se daquele jeito, imagine que aquele físico é seu. Isso vai ajudar bastante. Eu sei que parece papo de alto ajuda, mas acreditem, funciona. Pequise sobre qualquer atleta de elite, de qualquer modalidade, você vai ver que no começo da carreira eles se espelhavam em alguém.

6- Seu Treino é Bom, mas a sua DIETA……

Já falamos varias vezes disso aqui, se não comer direito você só vai ter resultados rezando. Ah mas eu como fora todo dia! Meu trabalho é muito corrido! Eu tenho preguiça! Bom, ou você dá um jeito, ou sem chance. A alimentação é 70% do processo, treinar bem, comprar os melhores suplementos e não comer é jogar dinheiro fora.

Como resolver:

Primeiro você precisa determinar o seu gasto calórico diário. Com esses dados em mãos, e levando em conta os seus objetivos (emagrecer ou ganhar massa), você monta a sua dieta. Tá mas eu não entendo nada sobre isso! É um bom momento para aprender. Existem bons livros sobre o assunto, e a internet também tem bastante coisa que pode te dar uma base. Porém, o melhor mesmo é procurar um profissional da área. Procure um nutricionista que trabalhe com esporte (nutricionista normal não adianta, ele vai te passar uma dieta normal e não é isso que você precisa), ele vai saber te passar exatamente o que você precisa para chegar aos seus objetivos.

7- Você não Gosta de Treinar

Então senta e chora! Se não for divertido não adianta fazer. Se você vê sua ida a academia como um castigo. Se você se sente como Jesus carregando a cruz enquanto está no ginásio. Melhor ir pra casa tomar sorvete e jogar video-game. É sério! Pensando assim você esgota sua motivação. Sem motivação seu objetivo se enfraquece e você entra na zona de conforto.

Como resolver:

Nada que você faz infeliz sai bem feito e por isso não dá resultado. Ir pra academia tem que ser uma coisa bacana. Você vai lá cuidar da sua saúde, melhorar seu shape e ainda como bônus ganha um circulo social a mais. Ah!! mas eu não curto a minha academia! Saia, procure outra. Obvio que não se sentir bem na sua academia vai refletir na sua motivação. Treine no lugar em que se sinta melhor (academia ou a garagem da sua casa), com a roupa mais confortável que você puder e de preferencia com algum amigo (o amigo ajuda na motivação e faz o tempo passar mais rápido). Se seguir essas dicas a sua 1h de ginásio vai passar rapidinho.

Conclusão

Lendo tudo isso acho que deu pra você notar que a maior parte dos problemas que te atrapalham estão dentro da sua cabeça. Trace seus objetivos específicos a médio e longo prazo, tenha um exemplo visual a seguir, deixe a zona de conforto pra trás, pesquise sobre qual o melhor treino pra você, treine em uma academia que você se sinta bem e cuide da sua dieta. Se você seguir essas dicas não vai acreditar nas mudanças que acontecerão em seu corpo em apenas 6 meses.

FONTE: ffgonzaga.wordpress.com

Bom Treino!
Equipe Treinar no Limite.

Um comentário:

  1. Que legal!

    Olhem isso aqui também, a Goodyear dará ingressos para a Stock Car no Rio de Janeiro,
    camarote open bar e open food!

    E os primeiros colocados darão uma volta rápida pelo autódromo em um dos carros da Stock!

    Acessem: http://www.facebook.com/goodyearbr/app_203351739677351

    ResponderExcluir