quinta-feira, 14 de junho de 2012

Musculação para idosos: Bom ou Ruim?



Atualmente, a musculação é uma atividade física muito indicada para indivíduos que ingressam na terceira idade. Sabe-se que o treinamento com pesos é muito eficaz na prevenção e tratamento de doenças como osteoporose, obesidade, hipertensão arterial e diabetes, além da melhora do relacionamento e do convívio social, que ajuda a reduzir a depressão. No processo de envelhecimento ocorre uma diminuição da massa muscular, densidade óssea, força e flexibilidade. O metabolismo fica mais lento e com isso aumenta a tendência de ganhar mais gordura. Porém, esses efeitos podem ser minimizados com a musculação.

A atividade física bem orientada aos idosos tem um destaque importantíssimo e especial à execução de tarefas básicas do cotidiano, porque faz com que ocorra um fortalecimento geral da musculatura, articulações e tendões, proporcionando assim um aumento dos níveis de disposição, diminuindo o risco de quedas durante uma simples caminhada e preservando no idoso uma vida mais independente e cheia de conquistas.

Portanto, a musculação é, na verdade, um dos exercícios físicos, senão o melhor, a ser estimulado aos idosos, pois traz benefícios imediatos se comparado com outras atividades físicas, fortalecendo não só as estruturas músculo-articulares, mas também o aspecto mental e psicológico do idoso. "O estilo de vida fisicamente ativo auxilia o idoso a manter interdependência, melhorando seus limites e o habilita à integração social, melhorando sua qualidade de vida".

FONTE: http://www.megacuriosidades.com/

Bom Treino!
Equipe Treinar no Limite.

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